6 Dicas para abrir uma empresa com pouco dinheiro

Abrir um negócio não é nada fácil.

Conheces certamente muita gente que já passou por essa aventura sem sucesso.  Os recursos financeiros são sempre a grande dor de cabeça.

Os empresários necessitam de ter meios financeiros suficientes para financiar a empresa até que ela comece a ser auto-sustentável. A solução será gastar o menos possível e minimizar os riscos da estratégia empresarial.

1.Valida a tua ideia de negócio

Tens a certeza que a tua ideia de negócio é boa? Faz um teste, tenta validar a ideia junto de pessoas que nada têm a ver com a tua empresa: potenciais clientes ou empresários experientes. A opinião dos amigos e familiares não deve ser considerada útil, pois eles nem sempre te darão uma resposta verdadeira.

2.Tens que ser obcecado por clientes

Tenta perceber quem são os teus potenciais clientes, onde estão esses clientes e como vais chegar até eles. Deves construir produtos ou serviços que sirva e superem as expectativas desses clientes. Os teus primeiros clientes serão a publicidade do teu negócio, eles serão responsáveis por gerar mais negócios para a tua empresa. Trabalha bem o teu modelo de negócio na proposta de valor do teu negócio.

3.Reinveste todos os lucros no negócio

Não penses em retirar da empresa os primeiros lucros do teu “precoce” negócio. Deves reinvesti-los com vista a criação de novos produtos ou serviços, novas oportunidades de negócio. Se não o fizeres vais comprometer o desenvolvimento da empresa. Vais trabalhar com produtos ou serviços medíocres e esses, não vão gerar novos negócios.

4.Optimiza os parceiros

Não tenhas pressa em contratar funcionários. Eles vão contribuir para um esforço financeiro desnecessário no início do teu negócio.

A solução está na contratação de profissionais em regime de outsourcing em áreas como: maketing, publicidade, contabilidade, fiscalidade, processos administrativos, etc…

5.Trabalha o marketing desde o início

No teu modelo de negócio definiste a forma como te vais relacionar com os teus potenciais clientes e como vai a tua mensagem chegar até eles. Então trabalha no teu marketing desde o início para chegares o mais rápido possível aos teus “prospects”.

Muitos empreendedores gastam todo seu tempo e dinheiro na montagem e concepção dos seus produtos e serviços e quando chega a hora de os “mostrar”, ficam sem recursos. Isso … é morrer na praia!

6.Procura um sócio

Começar uma empresa por conta própria com pouco dinheiro é muito difícil. Por isso, procura um bom sócio e compartilha com ele a tua ideia. Se possível, escolhe um sócio que além de dinheiro traga também ao negócio algum conhecimento extra.

“Se você traçar metas absurdamente altas e falhar, seu fracasso será muito melhor que o sucesso de todos.”

James Cameron

Gostou? Deixe-nos a sua opinião

Quer receber mais conteúdos como este?

Registe-se AGORA e leia comodamente no seu email todos os nossos artigos

Faça crescer a sua empresa

Sabe quem está dispensado de emitir fatura?

Sabia que existem atividades que estão dispensadas de emitir faturas? Sempre que um comerciante pratique um ato de comércio, ou…

PEC-3 razões que deixam os empresários tristes quando o pagam

O PEC é uma forma de imposto que poucos empresários gostam de pagar. Quem trabalha em contabilidade e fiscalidade, houve sempre…

O livro de reclamações electrónico é obrigatório

O livro de reclamações electrónico que nasceu em 01 de Julho de 2017, recebeu cerca de 50 mil queixas num…

ViaCtt – é obrigatório, não esqueça de registar a sua empresa

ViaCtt – Verifique se a sua empresa está inscrita. É obrigatório. A partir de 2012 com a entrada em vigor…