Como criar uma empresa

Teve uma boa ideia de negócio?

Está diante de uma boa oportunidade para mudar o seu rumo profissional? Óptimo, não desista, crie o plano para o seu negócio e avance na criação da sua empresa.

Preparamos algumas dicas simples que vai precisar saber para que tudo dê certo:

1.PERFIL DE EMPRESÁRIO

Faça uma avaliação de si próprio. Analise as suas forças e fraquezas e saia rapidamente dos sonhos. Para ser empresário de sucesso terá que ser determinado, criativo, ter espírito de sacrifício, capacidade de liderança, resistente, método, organização e orientação para os resultados. E … muitas horas de trabalho.

2.MERCADO

Saiba qual é o seu mercado, o seu público, o seu cliente. Certamente não vai querer vender gelo a esquimós.

Faça uma análise ao mercado e verifique se este tem capacidade de absorver o seu produto ou serviço. Esta análise servirá para testar a sua ideia de negócio.

3.PLANO DE MARKETING

O plano de marketing é um instrumento de gestão de grande importância para o desenvolvimento da empresa. É um documento onde se define os objectivos e as estratégias comerciais da empresa a médio e longo prazo, antecipando-se decisões e reduzindo-se as hipóteses de erro. As principais fases de um plano de marketing são:

  • Diagnóstico: análise da empresa, da concorrência, do mercado, as oportunidades e as ameaças para a empresa.
  • Objetivos: definir que objetivos se quer alcançar quanto a vendas, lucro, e outros relevantes para o negócio.
  • Estratégia: elaboração da estratégia de marketing, definindo o público alvo, a quota de mercado, canal de vendas e comunicação, etc …
  • Plano operacional: definir as características do produto/serviço, o preço, a estratégia de comunicação, a organização da equipa de venda, canais e pontos de distribuição.
  • Planos de ação: definição das ações a desenvolver para alcançar os objetivos.

4.FINANCIAMENTO

A sua nova empresa irá ter uma fase inicial de implementação, em que será necessário ter recursos financeiros em quantidade suficiente, para que a mesma “não morra na praia”.

Antes de avançar no negócio faça uma avaliação dos seus próprios recursos financeiros e informe-se junto das instituições financeiras sobre as modalidades de crédito para negócios.

É muito importante garantir que a empresa não desapareça por falta de dinheiro.

5.PLANO DE NEGÓCIO

Elabore o plano do negócio da sua empresa. Aqui deve descrever a sua empresa, incluir a análise de mercado, o financiamento, o plano para o investimento, planos de tesouraria e os recursos humanos e materiais. Este documento servirá de bilhete de identidade da sua empresa sempre que tiver de a apresentar e defender junto de investidores ou instituições financeiras.

6.ESPAÇO COMERCIAL

Depois de conhecer o público (cliente) do seu mercado (produto ou serviço) está na hora de definir qual a melhor localização para o seu negócio? Que tipo de espaço deve a sua empresa adquirir? Deve comprar ou arrendar? Considere todas as alternativas possíveis sem prejudicar financeiramente o arranque do negócio.

7.CRIAR A EMPRESA

  • Esta é a parte mais burocrática do negócio, aqui deverá:
  • Escolher forma jurídica da empresa
  • Pedir Certificado de Admissibilidade de Firma
  • Solicitar o Cartão da Empresa ou Pessoa Coletiva
  • Fazer a Escritura Pública
  • Declarar o início de atividade (15 dias após o registo)
  • Requisitar o Registo Comercial
  • Inscrição no Registo Nacional de Pessoas Coletivas
  • Inscrição na Segurança Social
  • Inscrição no cadastro Comercial ou Industrial

8.FINALMENTE VAI INICIAR A ACTIVIDADE

Agora deverá preparar e implementar a organização de todas as áreas de gestão, de contabilidade, recursos humanos, software, crm, logísticas e outros que se adequam ao seu negócio. Assegure-se que tudo está operacional e boa sorte.

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