A Contabilidade é uma poderosa ferramenta de gestão.

Uma empresa só tem verdadeiramente sucesso se os seus gestores souberem aplicar correctamente os ensinamentos da contabilidade.

À medida que aumenta a dimensão das empresas, maior é a necessidade dos gestores terem informações de relato financeiro e contabilístico.

Na verdade a contabilidade é uma ciência de natureza económica com funções de:

  • Registo
  • Controlo
  • Avaliação
  • Previsão

Ela tem como finalidade, fornecer informações relevantes sobre o património (composição e variações) que permita obter um conhecimento realista da sua situação económica e financeira.

Isto implica que todos os aspectos da gestão das empresas estejam devidamente organizados, programados e controlados, com vista a facultarem o conhecimento profundo da informação da empresa em tempo oportuno e tomar decisões com base em dados objectivos.

Por vezes os gestores tomam decisões erradas porque não possuem um conhecimento realista e objectivo da situação patrimonial da empresa (é o verificado com uma grande fatia das nossas pequena e médias empresa em Portugal), é importante conhecer qual a estrutura de custos da empresa, as margens comerciais dos produtos comercializados, qual o impacto em cenários de descida e aumentos de preços, comparativos com empresas do sector, etc…

Sem informação fiável e precisa as decisões de gestão falham.