Emissão de factura por empresário em nome individual

Qual a morada e indicar nas facturas passadas pelos empresários em nome individual?

Já teve dúvidas sobre qual a morada a colocar nas facturas da sua actividade?

  • morada fiscal singular
  • ou do estabelecimento comercial

O código do iva estabelece que nas facturas deve constar os nomes , contribuintes fiscais, firmas ou denominação sociais, a sede ou domicilio do fornecedor dos bens ou prestador do serviço e também do adquirente dos mesmos.

Assim, e tratando-se de um ENI (empresário em nome individual) o domicilio ou morada a inscrever na factura deverá ser a constante do cadastro fiscal.

E se o empresário desenvolver a sua actividade em estabelecimento próprio?

É muito frequente os empresários terem estabelecimentos onde desenvolvem a sua actividade de comércio ou serviços. Nesses casos e segundo a informação vinculativa (processo nº: 12608 com despacho de 25-10-2017) da directora de serviços do IVA, tratando-se de um sujeito passivo singular, nas facturas por si emitidas pode constar a morada do estabelecimento desde que previamente comunicada a AT através da declaração de inicio/alteração de actividade no quadro 04 e 23.

Conclusão

Se é ENI com estabelecimento estável e quiser indicar essa morada nas facturas do seu negócio, deverá fazer a devida alteração/indicação no seu cadastro fiscal e terá total aprovação da Autoridade Tributária.

Bónus

Temos para lhe oferecer um software para a faturação do seu negócio totalmente gratuito. O acesso é Online, sem problemas com cópias de segurança, sem chatices com atualizações, ilimitado em utilizadores e documentos, e muito mais … Contate nos Agora [ AQUI ]

Gostou? Deixe-nos a sua opinião

Quer receber mais conteúdos como este?

Registe-se AGORA e leia comodamente no seu email todos os nossos artigos

Faça crescer a sua empresa

Sabe o que é um “Modelo de Negócio”?

Já ouviu falar em Modelos de Negócios? Em determinado momento na sua vida, tem uma excelente ideia para um negócio…

Contrato de trabalho em Part Time. Sim ou Não?

Porquê o contrato de trabalho em tempo parcial? O regime de contratação a tempo parcial (Part Time) é um mecanismo…

Mercedes ou bicicleta! Qual prefere para a sua empresa?

Troque o seu Mercedes de trabalho por uma Bicicleta. Além dos óbvios benefícios para a saúde, a sua empresa seguramente…

Fatura Simplificada. Sabe o que é?

Com Decreto-Lei nº 197/2012, em vigor desde Janeiro de 2013, apareceu a fatura simplificada que veio substituir as antigas vendas…