Sabe o que é um “Modelo de Negócio”?

Já ouviu falar em Modelos de Negócios?

Em determinado momento na sua vida, tem uma excelente ideia para um negócio ou pretende criar a sua própria empresa, o que faz de seguida?

Não faça como a maioria dos empresários que se limitam a abrir portas, tentam copiar outras empresas e esperam convictos que tudo irá dar certo. Isso, é um verdadeiro tiro no pé.

Então como se faz?

Muitos potenciais empresários e mesmo alguns gestores com experiência, têm muitas dúvidas na hora de montar os seus negócios, e acabam sempre focados naquilo que pensam ser mais urgente. As prioridades acabam sempre por ser estabelecidas pelas atividades mais práticas mas, a longo prazo, pode significar grandes problemas para a empresa.

A solução e um dos primeiros passos (indispensáveis) à criação de uma empresa será a modelagem e planeamento através da criação de um modelo de negócio.

Mas o que é um modelo de negócio?

O “modelo de negócio” é a visão integrada do processo de identificação e utilização de recursos empresariais, competências, comunicação, parcerias, etc, para criar e entregar valor aos seus clientes. Ou, dito de outra forma mais prática, é a montagem das etapas que compõem a forma como a sua empresa vai trabalhar e ter lucro.

Os principais pontos abordados no modelo de negócios são:

  • Segmentos de clientes
  • Proposta de valor
  • Canais
  • Relações com clientes
  • Rendimentos (lucros)
  • Estrutura de custos (custos da empresa)
  • Atividades chave
  • Recursos chave
  • Parcerias

Todos estes pontos deverão ser acautelados e devidamente planeados. O seu estudo assertivo irá permitir ao empresário ter uma ideia clara da dificuldade ou não que o negócio irá enfrentar no futuro.

Depois do modelo de negócio é fundamental elaborar o plano do negócio. Com este documento o empreendedor/empresário irá perceber qual a viabilidade económica-financeira do negócio.

Em conclusão

Não basta ter uma ideia ou querer abrir um negócio. Devemos ter algumas certezas de como o negócio se vai comportar e se terá ou não o retorno financeiro esperado.

Utilize sempre esta excelente ferramenta para os seus projectos, seguramente irá ter muitos sucessos.

Boa sorte.

Gostou? Deixe-nos a sua opinião

Quer receber mais conteúdos como este?

Registe-se AGORA e leia comodamente no seu email todos os nossos artigos

Faça crescer a sua empresa

4 erros com impostos que a sua empresa deve evitar

Não existe empresário algum que diga “Eu gosto de pagar impostos” Os empresários, reclamam por tudo e por nada, vêem…

Afinal, a contabilidade serve para quê?

Contabilidade serve para conduzir a sua empresa ao sucesso. Concorda? Na minha experiência profissional de consultadoria, vejo todos os dias…

Segurança Social: Acumulação de atividade independente com trabalhador por conta de outrem

Existem algumas isenções de contribuições para a segurança social de trabalhadores que exercem uma atividade independente (recibos verdes): Primeiros dozes…

Mercedes ou bicicleta! Qual prefere para a sua empresa?

Troque o seu Mercedes de trabalho por uma Bicicleta. Além dos óbvios benefícios para a saúde, a sua empresa seguramente…