Segurança Social: Acumulação de atividade independente com trabalhador por conta de outrem

Existem algumas isenções de contribuições para a segurança social de trabalhadores que exercem uma atividade independente (recibos verdes):

  • Primeiros dozes meses de atividade
  • rendimentos baixos
  • Outros rendimentos
  • Pensionistas
Neste artigo vamos falar daqueles trabalhadores que acumulam uma atividade desenvolvida por conta de outrem com uma independente.

Alterações legislativas

O Decreto-Lei n.º 2/2018, de 9 de janeiro, que altera o Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social, introduziu importantes alterações ao regime contributivo dos trabalhadores independentes, que produzem efeitos a janeiro de 2019.

Uma dessas alterações diz respeito aos efeitos da acumulação do exercício de atividade independente com a atividade por conta de outrem, quando há lugar à isenção do pagamento de contribuições como trabalhador independente.

Nesta situação, a partir de janeiro de 2019, se o rendimento relevante mensal médio como trabalhador independente, apurado trimestralmente, for igual ou superior a 4 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais, fica obrigado ao pagamento de contribuições correspondente ao rendimento relevante que ultrapasse aquele limite.

Fonte: Segurança Social

Conclusão

A partir de Janeiro de 2019 vai existir uma preocupação acrescida para alguns trabalhadores. Com o conhecido mau funcionamento da segurança social, advinham-se alguns graves problemas.

Se está nesta condição esteja sempre muito atento.

Gostou? Deixe-nos a sua opinião

Quer receber mais conteúdos como este?

Registe-se AGORA e leia comodamente no seu email todos os nossos artigos

Faça crescer a sua empresa

O papel do contabilista nas empresas

Contabilista versus Empresas O papel do contabilista e da contabilidade tem vindo a mudar nas empresas. O contabilidade está hoje associada…

Vendas nas empresas, como estão as suas?

As empresas existem para rentabilizar os capitais próprios dos seus sócios ou accionistas, através dos lucros. Os lucros, só poderão…

Quais as principais diferenças entre ENI e Sociedade unipessoal

No momento de arranque de novos negócios, muitos potenciais empresários têm dúvidas sobre qual a melhor forma jurídica a adoptar…

Início de Atividade – Tem dúvidas?

1. Recebi uma proposta de trabalho para a qual tenho de emitir fatura. O que devo fazer? Antes de começar…