Está diante de uma boa oportunidade para mudar o seu rumo profissional? Óptimo, não desista, crie o plano para o seu negócio e avance na criação da sua empresa.
Preparamos algumas dicas simples que vai precisar saber para que tudo dê certo:
Faça uma avaliação de si próprio. Analise as suas forças e fraquezas e saia rapidamente dos sonhos. Para ser empresário de sucesso terá que ser determinado, criativo, ter espírito de sacrifício, capacidade de liderança, resistente, método, organização e orientação para os resultados. E … muitas horas de trabalho.
Saiba qual é o seu mercado, o seu público, o seu cliente. Certamente não vai querer vender gelo a esquimós.
Faça uma análise ao mercado e verifique se este tem capacidade de absorver o seu produto ou serviço. Esta análise servirá para testar a sua ideia de negócio.
O plano de marketing é um instrumento de gestão de grande importância para o desenvolvimento da empresa. É um documento onde se define os objectivos e as estratégias comerciais da empresa a médio e longo prazo, antecipando-se decisões e reduzindo-se as hipóteses de erro. As principais fases de um plano de marketing são:
A sua nova empresa irá ter uma fase inicial de implementação, em que será necessário ter recursos financeiros em quantidade suficiente, para que a mesma “não morra na praia”.
Antes de avançar no negócio faça uma avaliação dos seus próprios recursos financeiros e informe-se junto das instituições financeiras sobre as modalidades de crédito para negócios.
É muito importante garantir que a empresa não desapareça por falta de dinheiro.
Elabore o plano do negócio da sua empresa. Aqui deve descrever a sua empresa, incluir a análise de mercado, o financiamento, o plano para o investimento, planos de tesouraria e os recursos humanos e materiais. Este documento servirá de bilhete de identidade da sua empresa sempre que tiver de a apresentar e defender junto de investidores ou instituições financeiras.
Depois de conhecer o público (cliente) do seu mercado (produto ou serviço) está na hora de definir qual a melhor localização para o seu negócio? Que tipo de espaço deve a sua empresa adquirir? Deve comprar ou arrendar? Considere todas as alternativas possíveis sem prejudicar financeiramente o arranque do negócio.
Agora deverá preparar e implementar a organização de todas as áreas de gestão, de contabilidade, recursos humanos, software, crm, logísticas e outros que se adequam ao seu negócio. Assegure-se que tudo está operacional e boa sorte.
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